Principais erros cometidos na adoção de Programas de Governança de Dados. Segundo Erro - Assessment
Das iniciativas malsucedidas de Governança de Dados que tivemos conhecimento até o momento, todas tinham uma característica em comum – ignoraram a realização de um Assessment adequado.
As motivações passadas para negligenciar esta ação são muitas, desde a falta de tempo hábil, passando pelo medo de expor a situação da governança aos pares e superiores, até o desconhecimento dos benefícios deste tipo de trabalho.
O assessment é considerado fundamental para o sucesso do programa, pois somente a partir da sua conclusão, a empresa terá condição de planejar as ações prioritárias para implantação da Governança de Dados. Ele deve ser aplicado no início do trabalho e retratar fidedignamente a realidade da empresa. Para ser considerado adequado, o assessment deve contemplar as seguintes atividades:
1 – Entendimento das principais características da empresa. Sua história, cultura, restrições, premissas, motivações e necessidades para adoção da Governança de Dados;
2 – Identificação e avaliação das práticas existentes, comparando-as com as melhores práticas de Governança de Dados, recomendadas pelo Mercado;
3 – Divulgação dos pontos fortes e fracos encontrados, levando em conta as características de cada empresa;
4 – Estabelecimento de um plano de ação, considerando ações de curto, médio e longo prazo para implementar e evoluir a Governança de Dados na organização.
Vale ressaltar que o Assessment deve ser realizado por consultores externos e deve considerar os aspectos ligados a tecnologia e negócios.
Boa sorte em sua jornada!